quarta-feira, novembro 22, 2006

Grodno

Na passada 2a feira estive em Grodno, cidade localizada na parte ocidental da Bielorrussia, a cerca de 260 km de Minsk e muito perto da fronteira com a Polónia e a Lituania. Saí de casa por volta das 6h15 para apanhar a «marchrutka» das 7h; a viagem demorou cerca de 4 horas.
Uma vez em Grodno, fiquei admirada com a beleza da cidade, muito mais ao estilo da Europa ocidental, embora as marcas do «barroco Estalinista» sejam evidentes. Em Grodno, passa um dos maiores rios da Bielorrussia, o Newman, e a vista do alto da cidade é digna de uma pintura!

O meu «guia»: apresento-vos o Alex! Ele trabalha na organização «The Third Sector» e foi o meu acompanhante na visita pela cidade. O Alex tambem fez SVE, mas na Polónia, e é um optimo «professor» acerca da história da Bielorrussia, especialmente de Grodno voblast.

Mais uma vista do rio Newman.

Grodno tem dois palácios: o novo e o velho. Aqui temos o Alex e por trás uma parte da fortaleza do «Ctarei Zamok» (palácio velho).

Nos jardins do novo palácio.


A principal igreja de Grodno (jesuita), no centro da cidade.


Uma igreja ortodoxa.


No parque...

E foi assim a minha visita a Grodno...

Amanhã já parto para Vilnius. Vou no autocarro das 18h10 e chego lá por volta das 22h. Na proxima semana vai ser um pouco dificil escrever no blog, de qualquer forma vou estar numa das capitais dos Balticos: Vilnius, Riga ou Tallin. Tres capitais em dez dias...isto é que vai ser!

Esperem-me em Portugal a 4 de Dezembro...

Beijos,

Joana

4 comentários:

Anónimo disse...

Ora... conforme te disse no mail, e segundo as dicas que te deixei, quanto ao rio Newman, a igreja ortodoxa, e outros pontos de interesse, sao por demais conhecidos para a minha pessoa, aquando da minha estada nessa parte do globo.Os coraçoes ja palpitam. beijos.

Miss Lee disse...

Joana, depois conta-me como foi Tallinn. parto pa lá em Janeiro em EVS tb e tou mt curiosa... gosto do teu blog =)

Anónimo disse...

E hoje, o dia da descompressão...
bj.

Ernesto X. Paz disse...

Boa viagem. O retorno á casa sempre e muito bom. Grandes recordaçoes de cuando fui embora de Portugal.
Beijos e fica bem.