segunda-feira, janeiro 15, 2007

Como e que um passaro te pode estragar o dia

As noticias que vos trago nao sao muito animadoras.
No sabado era suposto partir para Riga, onde depois apanharia um autocarro para Vilnius para me encontrar com a Natasha antes de ir para Minsk. As 7h30 ja estava no aeroporto do Porto a fazer o check-in, pelo que daqui voava ate Londres e depois apanhava aviao para Riga.
Contudo, o aviao ao aterrar no Porto passou por uns passarinhos, que entraram no reactor e concerteza ficaram todos chamuscados. Face a isto, a Ryan air (a porra da companhia onde voei!) nao deixou o aviao partir para Londres ate que o reactor fosse analisado por um engenheiro. Ate aqui tudo bem, tirando o facto de o engenheiro ser de Dublin e termos de esperar por ele. Resultado: cheguei a Londres as 16h pelo que o voo que tinha para Riga as 14h45 nao contou com a minha presenca!
Outra parte animadora: como a Ryan air nao se responsabiliza por ligacoes tive de comprar (e pagar) novo bilhete...toma la, mais 90 euros. As hipoteses eram: esperar por um voo para Riga para o dia seguinte o que implicaria dormir em Londres ou ir dentro de hora e meia para Kaunas (na Lituania). Como nao tinha muito tempo para pensar aceitei a 2a hipotese, sem sequer saber se teria autocarro ou comboio para Vilnius ainda nessa noite...e que Kaunas nao e propriamente o centro do mundo.
Bom, mas a partir daqui a minha sorte comecou:
1) no voo para Kaunas conheci uma lituanas e depois de lhes contar a minha situacao e de lhes pedir o endereco da central de autocarros, elas prontificaram-se a levar-me ate ao centro da cidade, pois uns amigos vinham busca-las. E la fui eu de Dodge Intrepid (acho que era isto...) ate a estacao de comboios. Por sorte tinha um comboio para Vilnius as 0h20.
2) na estacao nao havia nenhum posto de cambios e eu so tinha euros. Por sorte a senhora da caixa falava um pouco de ingles (e que lituano vai no batalha...) e aceitou o pagamento em euros!!! Depois no comboio conheci dois rapazes que me viram com as malas e viram logo que eu era estrangeira (francesa? perguntaram eles...) e que me fizeram companhia na viagem. Uma vez em Vilnius, ajudaram-me a chamar taxi e la fui eu para casa da Natashka!
3) a Natasha vive numa residencia de estudantes pelo que quando vem alguma visita tem de se pedir autorizacao na administracao. Ora, como eu cheguei antes do previsto (era para chegar apenas de manha...) nao tinha essa autorizacao e por azar nessa noite quem estava na recepcao era a "babushka" (velhota) mais ranhosa que nos podia ter calhado. Eu tinha um cartao de estudante de uma colega da Natasha, cuja unica coisa que se parecia comigo era no cabelo! A velhota la analisou o cartao e com ar de desconfiada la nos deixou entrar...acho que nesse dia andava um anjinho comigo...

E so de pensar que se nao fosse um passaro nada disto teria acontecido...

6 comentários:

Anónimo disse...

E mesmo assim...
...experiências de vida...
Porto, 2017...Recordas-te em Janeiro de 2007 quando andei em "bolandas" por essa Europa fora, e, uma avezinha....bla,bla,bla.....
Bjs.

Anónimo disse...

Efectivamente Kaunas nao e o centro do mundo, mas quando la estive aprendi que:
-E a segunda cidade Lituana
-2 dos 3 funiculares Lituanos estao
em Kaunas
-A principal rua de Kaunas, pedestre, e provavelmente a mais extensa da Europa.
-O heroi nacional Romas Kalanta cometeu auto-imolacao em Kaunas (protesto contra a ocupacao)
-Emma Goldman,a afamada exponente do anarquismo,nasceu em Kaunas.
Como ves...
Bjs.-

Joana Lourenço disse...

Obrigada pela info pai...pra proxima ja sei!
Bjs

Miss Lee disse...

porra... ninguem merece... o Rui so me disse que tinha havido um problema... bem, as minhas viagens foram tranquilissimas, quase sp a dormir! só cheguei hj a Tallinn :P
desejo-te melhor sorte prar os próximos voos... beijinhos

Anónimo disse...

RECORDASTE????
NAO TE ESQUEÇAS...

Ernesto X. Paz disse...

A tua viagem lembra me uma que fiz a Suécia. Se podes sair com bem dessas viagens já podes fazer qualquer coisa. Parabems
Beijos