segunda-feira, janeiro 08, 2007

Como fazer os Bálticos em 10 dias!

Olá a todos!

Já lá vão alguns dias desde o meu ultimo post, facto que tem uma explicação muito simples. Como estou em Portugal a passar esta quadra natalicia, tento aproveitar ao máximo o carinho dos papas, do mano, do namorado e dos amigos, pelo que as minhas vindas à «rede mundial» não têm sido tão frequentes.
Na verdade, já parto para a Bielorrussia no próximo sábado (para mais 6 meses), mas antes gostaria de vos deixar as prometidas fotografias da minha incursão pelos Bálticos. Como sabem, antes de vir para Portugal fui dar umas voltinhas por estes lados e encontrar alguns amigos. Conclusão: fantástico!


Letónia


Começando pela Letónia, estive lá a visitar um amigo, também voluntario, o Leandro. Ele vive em Liepaja, uma cidade simpática à beira-mar. Foi muito bom encontrá-lo e falar a lingua de Camões. Tive também tempo de dar um saltinho a Riga, cidade muito bonita sobretudo na época de Natal.

No centro de Riga.


Santa Clause is coming to...Riga!!!

Eu e o Leandro, depois de uma noite animada :-)


Em Liepaja...a sensação de ver o mar após alguns meses de «enclave continental» é indescritivel!


Eu, o Russlan e a Egita.

Finlândia

Uma vez em Tallin (vejam as fotos mais abaixo), a tentação de ir a Helsinquia foi bastante grande. Então, um grupo de voluntarios de Portugal, da Estónia e da Alemanha lá se meteram no ferry-boat e rumaram até à «filha do Báltico». Devo dizer que das cidades que vi, Helsinquia foi a que menos gostei...é uma especie de big supermarket mas claro que vale sempre a pena!


Na praça das esplanadas...um café aqui só custa a modica quantia de 7€ :-/


Um tuga no centro de Helsinquia...tava a tentar a entrar para o guiness; já tinha feito 25000 km de bicicleta! Uau!

Vista sobre a cidade!


No centro...


A travessia de ferry...estava um frio de rachar, mas nem isso nos demoveu de alcançarmos o nosso objectivo!

Estónia

TALLIN!!!! Cidade linda, maravilhosa, fantástica! Como já devem ter percebido foi a minha favorita...não sei, tem uma atmosfera muito especial, que faz qualquer um querer lá voltar!


Vista do centro medieval...simplesmente lindo!


A espalhar a cultura portuguesa pelas ruas de Tallin :-)


Mais uma vez o centro...não consigo resitir a tirar fotos (parecia uma turista de «olhos em bico»)!


No mercado do Natal.

Lituânia

A minha estadia em Vilnius também foi muito especial. Fui visitar a Natasha, uma amiga bielorrussa que estuda lá e foi optimo ter uma guia tão perita! Aproveitei para fazer umas compras para o inverno rigoroso que me espera na Bielorrussia e para pôr a minha «cultura noctivaga» em dia!!!

No ponto alto da cidade.


Eu e a Natasha!


No centro da cidade!

Bom, fico por aqui e espero que tenham gostado!

Esperam noticias minhas brevemente, mas desta vez de Minsk!

4 comentários:

Anónimo disse...

Isso é que é passear, só em 2006 contabilizei,que me lembre: Londres/Lisboa/Madrid/Budapeste/Minsk/Riga/Vilnius/Helsinquia/Tallin,S.Petesburgo,Moscovo,já para nao falar em Aveiro/Nazare/Gaia/Matosinhos/Braga,etc.
Em 2007, se verá, Bj.

Anónimo disse...

S.Petesburgo/Tallin/Moscovo,etcetc

Miss Lee disse...

O Leandro já prometeu voltar a Tallinn. Espero que também venhas! e Espero tb gostar mt de lá!! bem, até sábado, em Riga!lol **

Anónimo disse...

Olá tudo bem?
Gostamos muito do seu blog e das fotos que vimos. Estamos indo fazer uma viagem por vários países incluindo Russia,Estonia, Letonia e Lituania. Estamos indo até Helsinki de trem (Global Eurailpass), mas este náo cobre estes países. Voce poderia nos informar a melhor maneira de nos locomover por estes países Bálticos? É melhor irmos para a Russia depois da Finlandia ou depois de passarmos pela Estonia?
O nosso retorno ao Brasil será por Frankfurt. Queremos ainda conhecer Praga, Varsóvia e Budapeste. Se puder nos ajudar com algumas dicas de transporte ficaremos muito gratos. Um abraço,
Luiz Claudio
lzclcampos@oi.com.br
Rio de Janeiro,Brasil