sábado, abril 21, 2007

Gomel

No fim de semana de 14 a 17 de Abril estive na regiao de Gomel, no sul da Bielorrussia, perto da fronteira com a Ucrania. Gomel é a segunda maior cidade da Bielo e ficou trajicamente conhecida por causa do desastre de Chernobyl, que afectou grande parte da regiao.
Gomel é uma cidade bastante sovietica, que se distingue um pouco das outras cidades por cause de um grande parque natural, atravessado pelo rio Sosh. Sem duvida que vale a pena visitar!
A ideia de visitar Gomel, partiu da Nadia que tem lá familia. Partimos no comboio das 7h50 e as 12h ja estavamos em Gomel.
Foi bom aproveitar o fim-de-semana prolongado e passear. No dia 17 foi feriado na Bielorrussia, uma celebracao da igreja ortodoxa, no f-d-s a seguir a Pascoa, em que as familias vao ao cemiterio visitar os parentes que morreram e no fundo «celebrar» a Pascoa com eles.
Resumindo: foi um super fim-de-semana! Aqui ficam as fotos:


No centro de Gomel.


A minha compincha, Nadia.


Atras de mim o edificio do teatro.



Eu e o camarada Lenin!




No parque: um esquilo muito fofinho!





Eu e os cisnes.



O rio Sosh.



Onde é que está o elevador?!?





A catedral de S.Pedro e S.Paulo.




O palacio situado no parque. Pertencia a um tal conde que eu agora nao me lembro do nome :-/



No interior do palacio no salao de marmore


Depois de Gomel, partimos para a aldei aonde vive a avo da Nadia, mais ou menos a 40 km da cidade (a aldeia chama-se Vacilovka, se nao me falha a memoria). Foi muito interessante visitar uma verdadeira aldeia bielorrussa, incluindo contacto com os animaisinhos e casa-de-banho na natureza. Aqui ficam as fotos:



Vista geral da aldeia.




Eu, a Nadia e a nossa babushka!!!





A familia Sheshko.




A babushka a preparar deliciosos manjares no forno a lenha!




Intervalo para uma cervejinha!




Paisagem comum na Bielorrussia: betulas, betulas e betulas!




Eu e o meu novo amigo :-)




No cemiterio na aldeia. Todas as familias vao ao cemiterio e levam comida e bebida e «confraternizam» com os parente mortos. Esta tradicao foi muito estranha para mim, mas estamos sempre a aprender.



E por hoje é tudo.

Ju

5 comentários:

Anónimo disse...

bjs

Anónimo disse...

Como posso entrar em contato com você? Tenho uma amiga de Gomel, mas fiquei um tanto curioso ao saber que é uma cidade afetada pela radiação nuclear.
Você tem perfil no zhivotik.ru ? Usa ICQ ( 169068237 )? Gostaria de entrar em contato contigo.
Ah, sou o dono do blog do BI-2, uma banda bielorrussa( bi2brasil.blogspot.com )

Anónimo disse...

A propósito, eu não sou russo, mas tenho tapete na parece )))

FM disse...

Noto que essa Paixão é enorme! Que a consigas alimentar Muitas Vezes, e perto, claro.
Beijos Ju.

Beto Rébula disse...

Seu delicado blog me estimulou a fazer este comentário, talvez a razão tenha sido os seus olhos, mas vai o registro de que passei por aqui.
abs