domingo, abril 08, 2007

A Páscoa Ortodoxa

Sou uma pessoa que não dá muita atenção à Páscoa (excepto pelo folar :-), mas este ano foi diferente, como de resto tudo tem sido na minha vida!
Neste ano, a Páscoa ortodoxa foi celebrada no mesmo dia da Páscoa católica, pois como sabem o calendário ortodoxo é diferente do nosso, e na maioria das vezes a Páscoa não coincide.
Bom, hoje levantei-me cedinho para ir celebrar a Páscoa com a família da Irina. Foi interessante porque ontem celebrei o meu aniversário (mas sobre isto falarei num outro post) e cheguei a casa já passava das 4h da manha, pelo que foi mesmo muito difícil deixar a caminha!
A família da Irina é ortodoxa pelo que foi curioso ver como celebram a Páscoa. A primeira diferença é a gastronomia, claro está! A mesa estava repleta de manjares deliciosos, alguns deles já conhecidos e outros experimentei pela 1ª vez, tais como: diferentes saladas sendo a minha preferida «siliotka pod shubei» (que em português se traduz «peixe por baixo da capa»), carne, «Xolodnei» (carne envolvida numa espécie de gelatina, é um prato muito russo!) e claro muitos ovos; na sobremesa também não faltaram doces e bolos! Foi também interessante saber que as famílias ortodoxas, no dia de Páscoa, vão de manha cedo à missa e levam alguma comida num cesto para que esta seja benzida com agua benta e depois, ao ser consumida, traz sorte a toda a casa durante o ano! Muito giro ver as pessoas na rua ou no metro a carregar cestos de comida para a igreja!
Apesar de interessante, quando estamos noutro país e celebramos estas festas de família, é normal sentir uma certa nostalgia e saudade por não estarmos perto dos nossos entes queridos. Também confesso que senti falta das amêndoas, dos ovos (de chocolate!) e da comidinha da mamã, que é tão boa!
Para alem disso, e antes de terminar este post, deixo ainda umas palavrinhas sobre o tempo. Durante todo o mês de Março e princípio de Abril esteve bom tempo, já cheirava a Primavera. No entanto, ontem à noite começou a nevar e rapidamente tudo ficou branquinho, recordando um pouco o Inverno que nós pensávamos que já tinha deixado a Bielorrussia. Comentário do Pasha: «mierda blanca otra vez»! Eh, eh!


Neve...da janela do meu quarto!

E por hoje é tudo! Espero que tenham tido uma optima Páscoa!

Saudades

Ju

3 comentários:

Miss Lee disse...

parabéns!!! =)

Butterfly disse...

Amiga, mts parabéns atrasados!!! Espero k tenhas passado um dia mt feliz! Diferente, acredito! Aproveita tudo ao máximo, pk este ano é em td inesquecível.
Beijinhos grandes
Su

Anónimo disse...

Os meus parabens atrasados !
Obviamente não porque me tivesse esquecido , mas pela simples razão de que na Sexta-feira (Santa) não vim ao escritório,. Mil beijinhos
Alice Castro neves