Chegada a Minsk
A viagem…
Cansativa!! Parti de Lisboa no dia 31 de Agosto às 3h da manhã, via Amesterdão e tive que esperar cerca de 7 horas pelo voo para Varsóvia. Depois, apanhei o comboio em Varsóvia para Minsk, acto que demorou a noite inteira! Contas feitas, cheguei a Minsk no dia 1 de Setembro pela manha!
A viagem de comboio para Minsk foi engraçada, pois fez-me lembrar a viagem que fiz o ano passado de Moscovo para S.Petersburgo: comboios muito antigos, com compartimentos para duas ou quatro pessoas, onde se pode dormir. Parece que regredimos no tempo quando entramos nesses comboios e até as pessoas que trabalham lá parecem de outra dimensão. Mas o chá que servem ajuda a encarar bem a situação!
Passar a fronteira também foi muito especial, sobretudo para mim, uma cidadã da União Europeia com 22 anos, que não sabe o que é isso de controlo fronteiriço. Assim, as autoridades entram no comboio e recolhem todos os passaportes para identificação. Outra coisa engraçada ao entrar na Bielorrussia de comboio é o facto de os carris serem diferentes dos carris da Polónia (uma herança soviética), o que leva os passageiros a esperar cerca de 2/3h na fronteira para que as autoridades modifiquem os carris (não me perguntem como!?!).
Em Minsk…
Cheguei a Minsk na manha do dia 1 de Setembro e tinha a Olga e a Yanina à minha espera com o enorme sorriso, o que é óptimo para alguém que não dormia há 24h e que precisava de uma recepção calorosa.
Parti da estação de comboio em direcção ao apartamento onde vou ficar e estava lá a Irina, a dona do apartamento, para me receber. Muito simpática, preparou-me o pequeno-almoço e depois fui dormir uma pouco.
O apartamento não é espectacular (um pouco antigo e não muito bonito, à boa maneira soviética!), mas eu sinto-me bem aqui e isso é o que interessa!Quando puder ponho aqui algumas fotos do apartamento para que voces possam ver como eu vivo!
Para a próxima vou contar-vos como foi o meu primeiro fim de semana por terras bielorrussas. Aguardem-me!
domingo, setembro 03, 2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
6 comentários:
A aventura começou!
Boa sorte, aventureira! Aproveita ao máximo e vai cá deixando um cheirinho dessa Russia Branca.
Beijokas
Olá Joana, vai em frente. Na "Partida", já está lá uma mensagem do José Milhazes. Estou com o Hugo no Coração de Ouro. Beijinhos.
"Hoje não chove.Hoje não está sol. Hoje não há vento.
Hoje o tempo parou.
Hoje não está frio.Hoje não está calor.
Hoje o tempo parou.Hoje o céu não está azul.
Hoje não está negro.Hoje não está branco.
Hoje o tempo parou.
Hoje os relógios marcam os segundos,os minutos,as horas.
Hoje as horas,os minutos e os segundos passam deixando tudo parado.
Hoje os troncos despidos das árvores não rangem.Hoje as folhas caídas não se elevam em turbilhões de vento.
Hoje o tempo parou.
Hoje pensamos.Hoje acordamos.Hoje vivemos...e o tempo parou.
Hoje os carros passam,as pessoas correm,as vozes soam...e o tempo parou.
Hoje conhecemos.Hoje sabemos.Hoje sentimos,somos,cremos,agimos, vemos,sorrimos!E hoje o tempo parou!
Hoje há calma.Há calma,há sossego, há saudade,há melancolia,há equilíbrio,há paz...há vida!Hoje há movimento,há dinâmica,há jogo...Hoje o tempo parou...
O tempo parou e conseguimos ver, sentir...conseguimos por fim chegar a tempo...chegar ao tempo! Hoje encontramos a essência (o tempo parou),hoje alcançamos todas as respostas,formulamos todas as perguntas,vivemos todas as vidas, acreditamos todas as religiões, abraçamos todos os ideais!
Hoje o tempo parou.
Hoje o Homem cresceu,hoje a verdade surgiu lúcida como na morte, pura como na vida.
Hoje não há vento.Hoje não está sol.Hoje não chove.
Hoje o tempo parou."
Alberto Caeiro
E hoje,o tempo certamente parou;soube-o tão bem.Aquele momento em que tudo é suspensão e todos os versos são possíveis.E que languidez...dias sucessivos há,em que o tempo pára e sentimos bem fundas,as ausências.Mas cada vez que o tempo pára,um verso é acrescentado:
Hoje o tempo parou e onde senti a tua falta,pus um sol...
Um beijo enorme
olá minha amiga do coração..
hoje é só para t dizer q estarei sempre ctg, apesar dos milhares d klm q nos separam!
já sinto a falta do teu sorriso, das tuas palavras amigas, mas acima d tudo da tua companhia.
mal posso acreditar q acabamos o curso (ou quase!), q a braga q nos juntou é agora uma cidade vazia sem o nosso grupo d amigas fantástico...
mas é assim a vida!!
e acredito q a vida nos juntou e n nos vai separar nunca.
fico á espera d noticias.
mts beijos da amiga
Ana Margarida
Olá Joana
Temos de aproveitar todos os meios de te contactar para dizer que estamos contigo 24 horas por dia. Seja por telefone, msg, sms, email, satélite, tudo o que se imagine em comunicação... por isso aqui estamos no teu blog para te dizer o quanto te amamos e a falta que nos faz a tua companhia... a tua maneira de ser... por seres quem és. Beijos.
Janinha, vamos tomar um pingo à monte?
- um pingo e uma broa-de-mel, por favor!
Setembro era o mês de todos os reencontros.
Recordando...
Beijinhos & Saudades
Enviar um comentário