domingo, setembro 17, 2006

Quinze dias apos a chegada...

Pois é, já passaram 15 dias desde que cheguei a Minsk e todo este tempo tem sido um misto de alegria, emoção e, claro, muita saudade.

Tenho conhecido pessoas novas practicamente todos os dias e os convites para sair ou dar um simples passeio são bastantes. Este sabado fiz a minha primeira visita cultural, ao Circo Estatal da Republica da Bielorrussia e foi interessante. Para falar a verdade, não gosto muito de circos, mas aqui é bastante diferente de Portugal. O circo tem um edificio proprio (não é movel) e os espectaculos são acompanhados com musica de uma orquestra ao vivo. De noite, a visita cultural deu lugar a uma «visita alcoolica», digamos assim, numa festa RETRO no clube Step. O ambiente estava bom e a musica agradavel (claro que quando tocavam musicas russas ou bielorrusssas eu ficava pasmada a ver as pessoas a delirar e a cantar).

Relativamente ao meu trabalho já tenho começado, aos poucos, a entrar no esquema. Mas para vos situar um pouco vou falar de como cá vim parar. Acabada uma licenciatura em Relações Internacionais na Universidade do Minho, em Julho ultimo, concorri ao Serviço de Voluntariado Europeu, que se insere no programa Juventude da União Europeia e que pode tomar varias formas. No meu caso, concorri ao SVE na deadline de 1 de Fevereiro e o meu projecto foi aprovado em Abril, ainda estava eu a finalizar o meu curso. A organização em Portugal que tratou do meu processo e na qual eu sou voluntaria chama-se Vertigem-APP e é parceira da organização para a qual trabalho aqui na Bielorrussia, que se chama Belarrussian Public Youth Organization - «New Faces». Na organização o meu trabalho passa por controlar o mail dos parceiros nacionais e internacionais da New Faces, preparar um curso de português (já tenho muitos interessados em aprender, o que é bom para espalharmos a nossa cultura), desenvolver um guia do voluntario para todos aqueles que estejam interessados em vir para cá e aulas de russo, claro (3 vezes por semana).
A lingua russa é uma das minha paixões, mas apenas estudei russo 3 anos, no ambito da minha licenciatura, pelo que espero melhorar bastante agora que vou ficar cá na Bielorrussia 9 meses!

O trabalho está a ser interessante, mas melhor que isso são as pessoas, sempre com um sorriso na cara, dispostas a ajudar-me em tudo o que precise.

Por hoje é tudo e prometo mais fotos para breve.

Da Svidania!











3 comentários:

Anónimo disse...

Ola priminha!!
Que pinta!!
Ao ver o teu blog fiquei com um apertozinho no coração uma mistura de saudade, alegria e orgulho em ti.
Estou de olho em ti!


Saudadinhas

Anónimo disse...

Joana,

Obrigada pela publicidade à Vertigem.
Que tudo corra bem.

Beijinhos

Eva Silveirinha
Vertigem

Anónimo disse...

Olá Joana, não te conheço pessoalmente, mas as vezes até parece que sim! Acompanhei os preparativos desta tua aventura e agora que estas ai nessa Russia Branca dou por mim a visitar tambem esta tua pagina. Porquê esta minha curiosidade??? O meu colega de trabalho suspira diariamente por uma 'sua Joaninha', que é nada mais nada menos que a menina dos seus olhos!!
Todos os dias "chora baba e ranho de saudades", mas todos os dias diz tambem que já falta pouco para a sua filhota chegar!!! Enfim amor de Pai!
Para ti, Joana, um beijo muito grande.
Eu vou estar sempre a espreitar a tua pagina e a chegar a caixa dos lenços aqui ao meu colega!..
è verdade...chamo-me Sandra!..