sexta-feira, outubro 06, 2006

A Aldeia

No fim de semana passado estive numa aldeia a cerca de 60 km de Minsk, onde a Irina tem a casa de campo/fim de («datsha», em russo). Quase todas as familias na Bielorrussia (e na Russia) possuem este tipo de casa, nos arredores da cidade onde se pode respirar ar puro e caminhar na floresta. Fui recebida pelos pais da Irina, muito simpaticos e contentes por estarem com alguem de outro país, algo que não é muito normal por aqui. Tievemos um almoço fantastico e ainda trouxemos para casa alguns produtos do campo, como maçãs, abobora, leite, ovos e até flores. Foi, sem duvida, uma experiencia muito interessante onde pude contactar com a simpatia e simplicidade deste povo fabuloso.


Vista parcila de uma aldeia.
Aqui a bela da mesa, onde temos cogumelos do bosque, enchidos, peixe, o delicioso pão preto, saladas, panquecas de maçã (que eu ajudei a preparar!) e frango guisado.

Apresento-vos a Murra, a cadela da Irina, que apesar de ser uma terrorista lá em casa, não deixa de ser um amor...e muito inteligente!


Esta é a casa da Irina!Tudo em madeira como podem ver.


Aqui temos a Irina com a Murra.


Uma casa tipica das antigas aldeias, com telhados de colmo.


Uma igreja ortodoxa...este tipo de beleza é tão exotico para mim que fico sempre «pasmada» a admirar estas cupulas coloridas e interiores dourados.

Esta sema correu bem e dei a minha primeira aula de português! Tenho cerca de 10 alunos aplicados e interessados em aprenderem a nossa bela lingua...claro está que as grandes dificuladades passaram pelos sons «rr», «lh» e «ão». De rir!!!

Este fim de semana tambem vou para fora, para uma cidade que fica a cerca de 200 km de Minsk, chamada Maguelhov, muito perto da fronteira com a Russia. Parto sabado e só volto 2a de manha, por isso logo que possa conto como tudo correu.

Um beijo e bem hajam!

Ju

2 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia Joana
Ja dei uma espreitadela no fim-de-
semana na aldeia, e tudo fantastico.
Beijos.

Anónimo disse...

Olá Joana!
Folgo em saber que es~tás bem e és acarinhada!
Nem consigo imaginar as tuas aulas de Português em Russo.
Deves ter imensas peripécias para contar.
Vá lá conta!?
Estás de parabens!
Beijinhos , Alice